.:: Clube TT Paredes Rota dos Móveis ::.
     
 

Passeio tt À descoberta da gastronomia Paredes Rota dos Móveis

 


"Juntar o todo-o-terreno à gastronomia foi a forma encontrada pela Câmara Municipal de Paredes e o Clube TT Rota dos Móveis para celebrar a criação da primeira colectividade em Paredes vocacionada para esta modalidade.
E a ideia não podia ter sido melhor, com o raide do passado sábado a atrair mais de 50 jipes e cerca de 130 pessoas, que ficaram a conhecer alguns dos trilhos do concelho, mas também os 15 restaurantes que compõe a Rota Gastronómica.
A partida estava marcada para as 8h30 do passado sábado. Porém, como sempre acontece neste tipo de eventos, os jipes só começaram a sair do parque, localizado atrás da Câmara Municipal, perto das 10h00.

Antes, já tinham tido lugar as inscrições – que ultrapassaram o número máximo imposto pela organização – e o briefing que juntou mais de 130 pessoas.

Explicada a razão e os objectivos do Raid TT Rota dos Móveis, o primeiro promovido pelo Clube TT Rota dos Móveis, os motores começaram a roncar e rapidamente dezenas de viaturas de todo-o-terreno se puseram em marcha perante o olhar espantado de alguns dos transeuntes e automobilistas.

Participantes mais interessados nos trilhos do que nos petiscos

A pouco mais de um quilómetro do ponto de partida aconteceu, igualmente, a primeira paragem do dia. O Restaurante Vasco, para uns, e o Restaurante Portal do Sousa para outros, foram os anfitriões e os locais para "matar o bicho". Bifanas, rissóis e bolinhos de bacalhau, regados com cerveja, logo às 10h00, foi o menu que iniciou os participantes no contacto com os sabores da gastronomia local.

Seguir-se-iam, já em Cête, o Restaurante Broa D´Avó e, em Parada de Todeia, os restaurantes Anfitrião e Varandas da A4. Enquanto no primeiro, a ementa continuou a privilegiar os salgados, nos restantes dois os doces dominavam. Bolos, bolachas e café aconchegaram o estômago e preparam o espírito para o resto da jornada.

"Temos de os obrigar a parar em todos os restaurantes. Os homens estão à nossa espera e têm a mesa preparada", ordenava o presidente do Clube TT Rota dos Móveis na viagem entre os restaurantes. Esta afirmação de Antero Bessa dá ideia do espírito dos participantes no passeio. As actividades complementares ao raide eram importantes, mas o essencial era o monte, os trilhos e a adrenalina de tentar derrotar a natureza ao volante de um todo-o-terreno.

Raide preparado em 30 dias

O primeiro obstáculo surgiu, para gáudio de todos, já depois das 11h00. Uma rampa, pequena para alguns, assustadora para outros, na zona industrial de Baltar/Parada marcou a entrada dos jipes na mata.

A partir daqui, os participantes tiveram alguns quilómetros de trilhos para testar as máquinas e as suas capacidades de condução e de orientação. "Para que lado se vira? Há fitas a mais e as notas do road book são muito curtas", ouvia-se de um dos participantes.

Com apenas 30 dias para preparar o raide, o Clube TT Rota dos Móveis teve de recorrer ao conhecimento de alguns dos sócios que, habitualmente percorrerem os trilhos do concelho, para delinear um percurso que fosse acessível aos participantes inexperientes e radical para quem já anda de jipe há vários anos. "Não foi fácil, pois tivemos pouco tempo. Só foi possível ter tudo pronto a tempo graças ao trabalho de alguns membros que roubaram horas ao seu emprego para preparar o raide", conta Antero Bessa.

Raide que levou os participantes aos restaurantes Cortiço e A Cozinha do Frade, decorado excepcionalmente com uma mesa com iscas de bacalhau, presunto e, entre outros petiscos, o cavaco, o bolo que pretende ser símbolo de Paredes.

Depois de mais uma passagem pela mata, a primeira parte do passeio terminou com um almoço na Quinta dos Amores, em Mouriz.

A parte da tarde reservou mais adrenalina e petiscos, apesar de menos monte, mas mais restaurantes terem obrigado a organização a optar por um percurso com mais alcatrão do que terra.

O dia terminou com mais um momento dedicado à gastronomia: um jantar, mais uma vez, na Quinta dos Amores."
IN, www.rotadosmoveis.pt

 
     

 

Secção de BTT

Secção de Raid TT

Secção de Trial

Copyright © 2008 Clube TT Paredes - Rota dos Móveis