Troféu Ibérico Trial 4x4 - Paredes Rota dos Móveis

Está prova está incluida na Aventura Off Road 2009

17 e 18 de Outubro 2009

Troféu Ibérico Trial 4x4 – Paredes TT Rota dos Móveis
Stand Candeias vence e isola-se no comando

Ao vencer a terceira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4, a equipa do Stand Candeias isolou-se no comando da competição. A prova do Clube TT Paredes Rota dos Móveis que se disputou este domingo na zona industrial de Baltar, acolheu mais de cinco mil adeptos dos 4x4 para assistirem a mais uma excelente jornada de puro trial. Uma pista com dez obstáculos num perímetro com cerca de 1,9 kms mantiveram a incerteza do vencedor até bem perto do final, depois de um anunciado, mas curto, duelo entre dois dos principais candidatos à vitória: Stand Emanuel Costa e Stand Candeias, por esta ordem, os detentores da primeira linha da grelha de partida.

Um pneu rebentado no Wrangler Rubicon da Equipa Stand Emanuel Costa ainda antes da meia hora de prova, separou estas duas equipas, ficando a Toyota Hilux da Equipa Stand Candeias com alguma margem de manobra. Paulo Candeias e Carlos Campelos não mais se abstraíram da liderança, apenas por duas situações viram o triunfo ameaçado numa altura de franco “ataque” de Emanuel Costa que vinha a recuperar terreno.

Já perto do final, o Wrangler voltava a pregar uma partida com problemas com o tubo do combustível, relegando o piloto de Penafiel para a décima segunda posição da geral. A perseguição ao líder estava agora entregue a um trio que manteve bem acesa a luta pelos lugares do pódio: em primeira instancia e, algo surpreendente a melhor formação espanhola – Quintanilhas IV (Roberto e Francisco Fernandez) a passar pela vice-liderança a meio da prova, depois um problema mecânico no Jeep CJ7 fê-lo perder bastante tempo.

Seria a vez da forte armada nacional encetar constantes ameaças ao líder, com constantes mudanças de posições: Inersel, Biclas, Ventilações Moura e Repsol Amiauto TT. Ilesos a problemas mecânicos, com excepção do Defender de Gustavo Moura e Joaquim Lopes que viram um triângulo da suspensão partir a meia hora do final, vindo a perder o terceiro lugar que vinham a ocupar a largas voltas. A dupla que tinha vencido a jornada inaugural em Lousada, terminou na quarta posição final, por troca com Domingos Parente e João Pinto (Biclas Nor-Gomresíduos), que obtiveram em Paredes a melhor classificação no troféu, numa toada de “ataque” constante ao longo de toda a prova, beneficiando da notável fiabilidade do Patrol GR. Apresentando-se em Paredes com a Toyota Hilux ex: Apollo, Vasco Andrade acompanhado por Hélder Rocha, não desiludiram e, com uma prova muito regular e sem danificar material lograram, para além de aperfeiçoar a adaptação ao novo carro, obter um excelente quinto lugar final a 3 voltas do vencedor. O segundo lugar da Inersel – Marco Oliveira/Carlos Vieira, premeia a aposta do piloto do Nissan na tentativa de chegar à vitória, bem tentou – chegando a rodar na mesma volta do vencedor durante a derradeira hora, mas o andamento do Stand Candeias estava imparável, acabando por merecer o triunfo.

Outras equipas “bem cotadas” na classificação do campeonato chegaram a ameaçar uma aproximação aos lugares do pódio, mas, por meros problemas mecânicos ou regulamentares, viram-se bem cedo afastadas dos objectivos iniciais: F-Racing, que tinha obtido o quarto melhor tempo nos treinos sentiu problemas com o tubo do turbo do Wrangler; PJ Automóveis teve um dia para esquecer com inúmeros problemas – dois cubos partidos, uma barra de direcção e, outros imponderáveis levaram a que o piloto – Paulo Jorge “joga-se” mais com os pontos do campeonato, mesmo perdendo a liderança “reservou” para si a segunda posição da competição. Com andamentos regulares e sem deslumbrar “jogando” na poupança do material em detrimento da fogosidade, um grupo de equipas que terminou liderado pela Paljet – sexta classificada, manteve uma constante regularidade na contabilização das voltas: IC Power – uma estreia no troféu; Dinapaca Team – já uma “veterana”; Team DragRace II – em evolução; Revi Clap – capacidade de gestão; Auto Orlando – com coragem para conquistar outras posições; entre outras…
Mais equipas se destacaram nesta terceira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 que tem vindo a primar pelo rigor organizativo e pela potencialidade na promoção e divulgação da modalidade. Uma das novidades nesta jornada foi a criação de um parque fechado no final do dia de Sábado no centro de Paredes, permitindo um maior contacto dos adeptos e dos menos conhecedores com as viaturas e as equipas; para além da transmissão em directo de toda a prova via internet pelo canal TV de Vale de Sousa: http://directo.valedosousa.tv


Classificação final:
1º Stand Candeias; 26 voltas; 2º Inersel, 26v; 3º Biclas Nor-Goomresiduos, 25v; 4º Ventilações Moura, 23v; 5º Repsol – Amiauto TT, 23v; 6º Paljet, 22v; 7º IC Power, 22v; 8º Dinapaca Team, 22v; 9º Team DragRace, 21v; 10º Revi-Clap, 21v.
Classificaram-se mais 16 equipas
Volta mais rápida: Móveis Vasco – 4m53,6s

Classificação após 3ª prova
1º Stand Candeias, 102 pontos; PJ Automóveis, 86; 3º Stand Emanuel Costa, 84; 4º Ventilações Moura, 75; 5º Inersel, 71

Ver em Directo o Troféu Ibérico Trial 4x4

http://directo.valedosousa.tv/

e

http://videos.sapo.pt/valsousatv

Análise do número de espectadores do Directo do Troféu Ibérico Trial 4x4/Clube TT Paredes
No passado dia 18 de Outubro de 2009 o Clube TT de Paredes, valsousa.tv - Vale do Sousa TV em pareceria com o SAPO vídeos levaram a efeito a transmissão em directo da prova de Resistência Trial 4x4 desde as 13h45 às 17h00.

A directo esteve disponível através da área de directos da valsousa.tv e a partir da página de directos do SAPO vídeos.

http://valsousatv.blogs.sapo.pt/6607.html

Número de visitantes:

Área de directos da valsousa.tv - 429 vistas; 753 visualizaçoes de página

Área de directos do SAPO vídeos - 737 visitas

Num total de 1.166 visitas

Tendo como principais fontes de trafego:

www.patrolaventura.com - 30%

www.trofeutrial4x4.com -14,9%

Acesso directo - 14, 4%

www.tvtugaforum.com - 12,6%

www.clubettparedes.com - 11,4%

Portugal obteve a maior percentagem de visitas na ordem dos 70% e os restante para outros países por ordem de número de visitas: França, Suiça, Espanha,Brasil, Alemanha, Cabo Verde.

 

BREVEMENTE AS FOTOS

Site Oficial da Organização Troféu Ibérico Trial 4x4 2009

 

 

Secção de BTT

Secção de Raid TT

Secção de Trial

 

Copyright © 2008 Clube TT Paredes - Rota dos Móveis