Troféu Ibérico Trial 4x4 - Paredes Rota dos Móveis

Esta prova está incluída na Aventura Off Road 2010

DOMINGO, 17 DE OUTUBRO 2010

 

 

 

Troféu Ibérico de Trial 4x4/Paredes TT Rota dos Móveis
O “tri” de Emanuel Costa em jornada emotiva

O «Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol», chegou à penúltima jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 em Baltar na liderança da competição e, de lá saiu com a posição reforçada, face a novo triunfo da dupla Emanuel Costa/Nuno Araújo. Uma jornada que passou no exame final, quer em emotividade e competitividade, quer, no esquema “renovado” da pista de Baltar, apresentado pelo Clube TT Paredes Rota dos Móveis. O seu mentor, Manuel Ribeiro, prometeu, os concorrentes corresponderam com três horas de puro trial, com os milhares de espectadores a contribuírem para que a festa fosse uma realidade. Com uma prova muito rigorosa, como é seu timbre, Emanuel Costa, não enjeitou esforços e, arrecadou uma vitória que, a dez minutos do final parecia quase impossível, aproveitando da melhor forma o difícil doseamento do guincho do até então líder, «Standcandeias.com». Com três triunfos em quatro jornadas, a formação do Jeep Wrangler fica agora com uma vantagem de 19 pontos para o segundo classificado do troféu «Team Indigo 4x4», equipa que não foi além da sexta posição na ronda do Clube TT Paredes Rota dos Móveis: “o nosso principal objectivo para esta prova era de assegurar o maior numero de pontos possível, nunca, enjeitando uma possível vitória…que acabou por nos sorrir. A pista convidava à competitividade numa das melhores provas do troféu. Ficamos muito agradados com a nossa prestação e com a disponibilidade dos homens do Clube TT de Paredes na promoção do trial. Agora vamos para a última prova em Várzea do Douro com uma vantagem pontual considerável que nos permite controlar sem grandes pressões, com vista à vitória final do troféu”, afirmou o piloto de Penafiel,

Emanuel Costa. Numa solarenga, com um palco de eleição para a prática da modalidade, o vencedor foi uma incógnita até ao último minuto. Com o registo do melhor tempo no decorrer dos treinos cronometrados, Paulo Candeias e Carlos Filipe, ocupavam a primeira linha da grelha de partida, perdendo essa posição na passagem da segunda volta para Emanuel Costa, vindo a recuperar a posição à passagem da quinta, sensivelmente a meio da prova quando bateu a volta mais rápida da pista (12m11,8s). Quando faltavam cerca de dez minutos para o final tudo fazia crer que o piloto de Carrazeda de Ansiães não deixaria fugir o triunfo. Mas, nesse período o Jeep TJ, deixou-se passar pelo mais “moderno” Wrangler, com Paulo Candeias a assistir a tamanha maldição do guincho que teimava em não se desenrolar. O segundo lugar acabou por ser um mal menor, numa prova em que manteve um interessante duelo com o líder do troféu na procura do triunfo, que, também lhe assentava bem, face à forma como se aplicou ao longo das três horas de prova. O derradeiro lugar do pódio premiou a «ventilações Moura» na estreia de uma nova viatura, um bem preparado Land Rover Defender. Gustavo Moura e Luís Moreira não passaram ilesos a problemas, essencialmente a barra de apanhar que foi soldada por duas vezes, característicos à estreia do jipe novo.

No final a satisfação era generalizada entre toda a equipa depois de recuperar por duas vezes posições mais baixas na classificação. Depois de inúmeros problemas mecânicos na Toyota Hilux, a «RepsolAmiauto TT», recebeu um “amargo” quarto lugar final, na frente do regressado Marco Oliveira da «Inersel», bem servido por Vasco Peralva e pela eficácia da Nissan Navara. Entre estreias e regressos, a prova de Baltar justificou o apelido da “melhor do troféu” contribuindo para o efeito a aplicação e dedicação das restantes equipas na procura do melhor resultado, com o máximo respeito para com os adversários e o publico, em prol do espectáculo e competitividade. De salientar o facto do «Team Biclas» apresentar-se com dois navegadores, permitido pelo regulamento do troféu, sendo neste caso, o terceiro elemento, Cândido Barbosa. Uma estreia do Vereador da Câmara Municipal de Paredes que cumpriu com a sua missão, servindo-se ainda por instantes do volante no Patrol no decorrer dos treinos.


A jornada de Baltar terminou com a tradicional entrega de Prémios que contou com a presença da Dr.ª Conceição Rosendo, Presidente da Junta de Freguesia de Baltar e, com o Vereador do Pelouro do Desporto, Cândido Barbosa, em representação da Câmara Municipal de Paredes.

A derradeira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 está agendada para Várzea do Duro a realizar nos dias 20 e 21 de Novembro, seguindo-se a entrega de prémios final nas instalações do Restaurante “Assador” na Zona Industrial do Porto, a partir das 20horas de Domingo, 21 Novembro.  
Para mais informações consulte a página www.trofeutrial4x4.com

Standcandeias.com vence Extreme Gigglepin 4x4
A iniciativa promovida pela DragRace voltou a contemplar as três melhores equipas da classificação geral a utilizarem guinchos da marca Gigglepin, ficando o prémio mais “chorudo” no valor de 300,0€ na posse da equipa “standcandeias.com”, seguido, pela segunda prova consecutiva, pela “Repsol Amiauto TT”, que arrecadou 200,0€. Por ultimo, o derradeiro lugar do pódio reservado ao “Team Indigo 4x4”.

Classificação Final:
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol (Jeep Wrangler), 9 voltas (2h48m21,6s); 2º Standcandeias.com (Jeep TJ), 9v (2h49m37,1s; 3º Ventilações Moura (LR Defender), 8v (2h58m56,7s); 4º Repsol Amiauto TT (Toyota Hilux), 7 (2h53m09,7s); 5º Inersel (Nissan Navara), 6v (2h4637,5s); Team Indigo 4X4 (Nissan Patrol), 5v (1h4407,3s); 7º Paljet (Nissan Patrol), 5v (2h39m15,7s; 8º Revi-Clap (Nissan Patrol), 5v (2h2h48m14,4s); 9º RSTT (Toyota BJ40), 5v (2h5652,0s; 10º Cutelarias.com (Toyota Hilux), 4v (2h25m15,2s

Classificação absoluta: (após 4 provas)
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 158 Pontos; 2º Team Indigo 4x4, 139; 3º Repsol Amiauto TT, 124; 4º StandCandeias.com, 121; 5º Fervinor SA, 102; 6º Paljet; 100; 7º Revi-Clap, 94; 8º EcoFriendly Biclas, 82; 9º JANF Team, 80; 10º Ventilações Moura, 78. 

Calendário 2010:
20 e 21 Novembro/Várzea do Douro; 21 Novembro/Entrega de Prémios (Assador/Porto)

 

 

 

TROFÉU IBÉRICO TRIAL 4X4 PAREDES ROTA DOS MÓVEIS

Press realese

Press Antevisão divulgação

Press Final divulgação

Classificações

Lista de Inscritos

Lista de Participantes

Treinos Oficiais

Classificação 00h30

Classificação 01h00

Classificação 01h30

Classificação 02h00

Classificação 02h30

Classificação Final Oficial

Pontuação

 

Site Oficial da Organização Troféu Ibérico Trial 4x4 2010

 

 

Secção de BTT

Secção de Raid TT

Secção de Trial

 

Copyright © 2008 Clube TT Paredes - Rota dos Móveis